Festival Olhar Periférico pretende destacar cineastas das periferias do Brasil

Estão abertas até 15 de junho as inscrições para o festival Olhar Periférico Festival de Cinema.

Serão quatro mostras competitivas de curtas-metragens de até 25 minutos, produzidos a partir de 2019: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos da periferia de todo o território nacional. A ideia é mostrar a periferia nacional pelo olhar de cineastas que moram ou atuam nesse contexto social e conhecem de perto essa realidade, democratizando a sétima arte e revelando talentos.

A cultura é um elemento chave e deve valorizar as iniciativas comunitárias periféricas, que representem a diversidade dos territórios. Que criem oportunidade para indivíduos e coletivos artísticos. Por isso o festival pretende exibir filmes feitos por realizadores periféricos de localidades como Capão Redondo em São Paulo, do Subúrbio Ferroviário de Salvador, da México 70 na Baixada Santista, da Favela da Maré no Rio, da Baixada Fluminense, do Alto do Zé do Pinho de Recife, de Jardelino Ramos em Caxias do Sul, do Sol Nascente na Ceilândia, das Baixadas da Estrada Nova Jurunas em Belém e das mais de 6.329 favelas do Brasil.


O OLHAR PERIFÉRICO é uma realização da Fly Cow Produções por meio da Lei Aldir Blanc e com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Voltar