XIV Congresso FORCINE acontece em Porto Alegre de 11 a 15 de setembro

‘As escolas de cinema e audiovisual e suas conexões’ será o tema central da edição 2018 do Congresso FORCINE, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. As pautas estarão centradas nas experiências e oportunidades de articulação entre as escolas, entendidas como agentes que atuam em diferentes dimensões do espaço audiovisual. Partindo de uma visão colaborativa e dinâmica, que integra as escolas de cinema e audiovisual a um ecossistema maior, as conexões existentes entre as escolas podem ser revistas e ampliadas, considerando as relações com as comunidades locais, o poder público e as empresas. O tema é especialmente pertinente em razão dos atuais cenários sociais desafiadores e do consequente papel do cinema e do audiovisual neste contexto.

Realizados anualmente, os congressos FORCINE são importantes espaços de diálogo e articulação de instituições de ensino com diversos agentes de mercado e de políticas públicas, igualmente implicados no desenvolvimento e fortalecimento do ensino de cinema e audiovisual. A iniciativa conta com apoio do ICAB, que participará das mesas sobre “Propriedade Intelectual” e “Conexões com instituições governamentais e terceiro setor”.

Ainda no âmbito da programação do XIV Congresso, ocorrerá a primeira edição do Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (Seanima). O evento reunirá pesquisadores mestres e doutores e docentes de escolas de cinema, audiovisual e design brasileiras para a discussão de temas da animação, como área identificada com o campo do cinema e audiovisual, e suas correlações com games, motion design e efeitos visuais.

A organização do seminário está sendo realizada por um grupo de pesquisadores e professores de escolas brasileiras de animação e design, em nível superior, com o apoio do FORCINE, como iniciativa de fomento do Fórum à pesquisa brasileira nesta área. A programação será divulgada no seanima.org. Uma das atividades confirmadas será a apresentação das pesquisas em formato de comunicação científica, por meio da inscrição dos pesquisadores com resumo expandido. Haverá dois turnos com duas sessões para as apresentações organizadas por interesse. Poderão se inscrever pesquisadores na condição mínima de mestrandos e/ou docentes de escolas de cinema, audiovisual e design brasileiras, de nível técnico ou superior, que tenham interesse em pesquisa na animação e áreas correlatas.

As inscrições estão abertas e os interessados já podem conferir a programação completa. O evento é gratuito e permite a participação como ouvinte aos públicos até a lotação das salas. Acesse https://congressoforcine2018.wordpress.com/inscricoes/

FORCINE

O Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega e representa de forma permanente as instituições e os profissionais brasileiros dedicados ao ensino de cinema e audiovisual, contando atualmente com 28 escolas associadas em todas as regiões do Brasil. Visando, desde sempre, o desenvolvimento e o fortalecimento dessa atividade.

O FORCINE é filiado à SOCICOM Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação e ao CBC Congresso Brasileiro de Cinema.

Location: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre

Voltar