Consumo de vídeo on-line dobra na Amazon

Na série de encontros com investidores nas últimas semanas nos EUA, dois dos principais concorrentes da Netflix na TV pela internet, Amazon e HBO, enfatizaram ter registrado saltos no consumo de sua programação.

Netflix, Amazon e HBO oferecem conteúdo por assinatura, sem publicidade, em modelo diferente do que está sendo montado por Facebook e outras empresas que começam agora a entrar em TV pela internet. As três já estão presentes no Brasil.

No caso da Amazon, o diretor financeiro, Brian Olsavsky, afirmou que os usuários de seu serviço semelhante ao Netflix, chamado Prime Video, "dobraram o número de horas" consumidas em 2016, em relação a 2015.

A Amazon Prime Video chegou ao Brasil e outros 200 países em dezembro. O objetivo da expansão mundial é "amortizar numa base maior o custo do conteúdo original, que é fixo", para desenvolver séries como "Transparent".

Os gastos com conteúdo original e licenciado –e marketing– continuarão a subir em 2017 acima da receita com assinantes, adiantou Olsavsky aos investidores, "mas a boa nova é que o engajamento está crescendo".

No caso da HBO, o destaque veio do próprio presidente da controladora Time Warner. Jeff Bewkes anunciou aos investidores que o serviço, chamado HBO Now nos EUA e HBO Go na América Latina, passou de 2 milhões de assinantes em 2016.

O resultado mais do que dobra os 800 mil que o serviço tinha acumulado em 2015, seu ano de lançamento. A Time Warner afirma ter identificado "uma grande e inexplorada oportunidade de assinaturas nos EUA" para a programação de qualidade "premium" da HBO.

A HBO, que como a Amazon chegou ao mercado on-line brasileiro há dois meses, não está só na internet, como os concorrentes. Mantém a presença na TV paga como principal fonte de receita.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada (16/02/2017)

Voltar

Compartilhe essa notícia: