Dicionário Técnico da Fotografia Clássica

Funarte publica dicionário de fotografia de Pedro Karp Vasquez

Inédito, o 'Dicionário Técnico da Fotografia Clássica', que está disponível no portal da entidade, é presente do autor pelos 30 anos do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação – comemorados em 2017.

 

No dia 26 de dezembro de 2018, a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE publicou em seu portal a edição online do Dicionário Técnico da Fotografia Clássica, do renomado fotógrafo, pesquisador, crítico de fotografia, curador e professor Pedro Karp Vasquez.

O livro registra o universo da fotografia tradicional, hoje também chamada de pré-digital. Com mais de mil verbetes, o volume cataloga câmeras e seus aparatos, instrumentos ópticos, produtos e recursos – itens utilizados nos processos fotográficos, desde a captura da imagem até seu processamento. O trabalho relaciona desde os primeiros métodos do século XIX, até os tradicionais recursos para fotos de base química e suporte de papel, ou película.

Mestre em Ciência da Arte, o autor foi, nos anos 1980, um dos responsáveis pela criação e diretor do Instituto Nacional de Fotografia (Infoto) – Funarte, que antecedeu o atual Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação. Pelo seu 30º aniversário, comemorado em 2017, este setor foi presenteado por Vasquez com o Dicionário – a mais recente de suas 27 obras. A edição é realizada em parceria entre o Centro, a Gerência de Edições da Funarte e o Portal da entidade.

Sobre Pedro Karp Vasquez

Carioca, Pedro Afonso Fernandes Vasquez nasceu em 1954. É reconhecido como fotógrafo, pesquisador, crítico de arte e gestor cultural, entre outros ofícios, como o de jornalista, cineasta – graduado em Cinema pela Sorbonne (Paris – França), em 1978 – e poeta. Sua primeira mostra individual foi realizada em 1973. Expôs no Brasil, na Alemanha e na França – país que recebeu, em Paris, individuais suas em 1976, em Île de France, e no ano seguinte, na Galeria Malombra – entre outras exibições coletivas. Nos anos 80, “destacou-se como administrador cultural e incentivador da fotografia no cenário artístico brasileiro. Foi um dos criadores do Infoto – Funarte, em 1982 e o dirigiu, até 86. A seguir, foi curador do Departamento de Fotografia, Vídeo e Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), até 89. Entre 1980 e 1990, foi editor de fotografia das revistas Photo Camera e Best View, e do jornal O Dia.

Começou, em 85, a dedicar-se também a pesquisas – sobretudo em história da fotografia no Brasil e sobre o uso da arte como instrumento de transformação pessoal. Concluiu mestrado em Ciência da Arte na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), em 1999. Lecionou fotografia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no curso de pós-graduação da Universidade da Cidade, também na Capital Fluminense. Recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte, em 1996, e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1998. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Entre seus livros estão: Fotografia: Reflexos & Reflexões (1987), Mestres da Fotografia no Brasil (1995), e Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX (2000).

Dicionário Técnico da Fotografia Clássica
Obra inédita de Pedro Karp Vasquez
Versão digital online

Edição Funarte, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica – CCPF – Centro de Artes Visuais – Funarte
e com o Portal Funarte.

ACESSE O DICIONÁRIO TÉCNICO DA FOTOGRAFIA CLÁSSICA AQUI

Mais informações para o público: ccpf@funarte.gov.br
(21)  2279 8599 / 2279 8452

FONTE: Portal FUNARTE

Voltar

Compartilhe essa notícia: