Encontro sobre Acessibilidade Audiovisual

A BRAVI, o Grupo STENO e o ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros) promovem nos dias 12 e 13 de junho, respectivamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, às 10h, o encontro ACESSIBILIDADE AUDIOVISUAL – Normas gerais, implementação e tecnologia.

A iniciativa conta com apoio da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e tem como objetivo tirar dúvidas de produtores, distribuidores e exibidores quanto às exigências estabelecidas pelas instruções normativas que dispõem sobre as normas gerais e critérios básicos de acessibilidade visual e auditiva no cinema e na produção audiovisual. Durante o encontro também serão apresentadas informações detalhadas sobre o serviço especializado de produção acessível, tecnologias disponíveis, especificações técnicas e melhores práticas.

  • ​​PRAZO DE IMPLEMENTAÇÃO

​A partir de 16 de agosto de 2018 as Instruções Normativas Nº 128 e 140 entram em vigor. De acordo com a IN nº 128, as salas de exibição comercial deverão dispor de tecnologia assistiva voltada à fruição dos recursos de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Os recursos deverão estar disponíveis nos filmes com estreia prevista para a segunda quinzena do mês de agosto, como estabelece IN nº 140, que alterou os prazos da IN nº 128.

A inclusão de recursos de acessibilidade nos segmentos de distribuição e exibição cinematográfica tem como finalidade estimular a universalização do acesso às obras audiovisuais, em especial as nacionais.

  • NORMATIVA EM VIGOR

​A INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 116 traz obrigações aos produtores. A IN nº 116 estabelece regras para projetos audiovisuais financiados com recursos públicos federais geridos pela ANCINE. O material entregue para fins de depósito legal em sistema digital, seja ou não de alta definição, deve conter necessariamente recursos de acessibilidade, ambos gravados em canais dedicados de dados, vídeo e áudio e, respectivamente, que permitam o seu acionamento e desligamento. 

Participam do evento o coordenador de Análise Técnica de Regulação da Secretaria Executiva da ANCINE, Akio Nakamura; e o diretor de Acessibilidade do Grupo STENO, Rafael Parlatore. O Grupo Steno é um pool de empresas com foco em acessibilidade que atua há mais de 20 anos no mercado.  Empresa pioneira no segmento de recursos acessibilidade, desenvolve produtos baseados em novas tecnologias, soluções e tendências, tendo criado a Teoria Brasileira de Estenotipia Informatizada e difundido sistemas de legenda oculta (closed caption) e audiodescrição no Brasil.

SERVIÇO
Rio de Janeiro – 12/06
Local: Auditório Ed. Flamengo Park Towers – Praia do Flamengo, 66 – Flamengo
Horário: 10h às 12h
* Auditório sujeito à lotação
** Estacionamento rotativo no local

São Paulo – 13/06
Local: Auditório Ed. Vip Office – Alameda Santos, 1773 – Jardim Paulista
Horário: 10h às 12h
* Auditório sujeito à lotação
** Estacionamento rotativo no local

EVENTO GRATUITO | CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: