Estudo indica que mulheres estão ganhando mais espaço no cinema independente

Porcentagem de mulheres diretores cresceu de 29% em 2017-18 para 33% em 2018-19, segundo estudo

 

No ano passado, o número de mulheres envolvidas nos bastidores em produções independentes de filmes atingiu uma “alta histórica recente”, mas os homens ainda superam em muito as mulheres nessas produções, de acordo com um novo estudo da San Diego State University.

Publicado na terça-feira pela Dra. Martha Lauzen e pelo Centro de Estudos da Mulher na Televisão e Cinema, a pesquisa estuda filmes independentes que foram exibidos em grandes festivais entre julho de 2018 e junho de 2019 e encontraram um aumento percentual ano após ano de diretoras escritores, produtores, produtores executivos e editores trabalhando nesses filmes. A porcentagem de mulheres diretores cresceu de 29% em 2017-18 para 33% em 2018-19, enquanto a porcentagem de mulheres escritoras subiu de 26% no ano passado para 32% este ano.

O estudo também descobriu que filmes com pelo menos uma mulher dirigindo também freqüentemente tinham mais mulheres em outras posições importantes. 72% dos filmes com diretores do sexo feminino também tiveram pelo menos uma mulher como escritora, e 45% tiveram uma mulher como editora.

"Depois de muitos anos rastreando teimosamente estagnados números, este ano as mulheres alcançaram ganhos saudáveis ​​em uma série de papéis-chave nos bastidores", disse Lauzen. “Apesar desses aumentos, é importante notar que as mulheres permanecem dramaticamente sub-representadas, com filmes independentes empregando mais do que o dobro de homens que as mulheres nessas funções”.

Apesar disso, o estudo mostra que as produções independentes tiveram progresso, em alguns aspectos, mais do que na produção cinematográfica convencional. Em fevereiro, uma pesquisa conduzida pela TheWrap descobriu que 18% de todos os filmes lançados pelos seis principais estúdios de cinema em 2019 eram dirigidos por mulheres, o maior de todos os tempos em um único ano e acima de apenas 3% em 2018. Este também é o primeiro. ano em que todos os seis estúdios tiveram pelo menos um filme dirigido por uma mulher em sua lousa.

O estudo analisou filmes independentes produzidos na década entre 2008 e 2019.

 

Fonte: The Wrap 

Leia o estudo completo AQUI.

Voltar

Compartilhe essa notícia: