FAC Livros: Pesquisa sobre radiodifusão pública narra a transição do rádio e da TV no Brasil e no Leste Europeu

Pesquisa "A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu" está disponível em versão gratuita para download

A história da radiodifusão pública é marcada pela resistência e pela busca da independência. No livro A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu, Octavio Penna Pieranti demonstra que isso ocorre não apenas no Brasil, mas também no centro-leste europeu. Apesar da distância física, a construção da radiodifusão pública guarda várias semelhanças em ambos os contextos, como a origem a partir da transformação de emissoras estatais; a falta de recursos; e a fragilidade da estrutura regulatória e de segmentos organizados da sociedade civil dispostos a discutir o tema. Esse cenário levou a um modelo de radiodifusão pública que ainda enfrenta graves problemas relativos à indicação e à estabilidade dos dirigentes, aos mecanismos de controle social e às fontes de financiamento, dentre outros. Ainda assim, várias dessas emissoras conquistam índices de audiência significativos e são centrais ao cenário das comunicações em seus países.

O livro é resultado de um pós-doutorado na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e envolveu uma pesquisa de campo realizada no Brasil e em 5 países do centro-leste europeu. O autor entrevistou profissionais do setor, autoridades diversas e pesquisadores que ajudaram a recontar os últimos dias dos regimes socialistas nas emissoras e sua transição rumo a um modelo de radiodifusão pública. Comparou, também, a legislação de 20 países e apresenta dados sobre audiência. Mesmo sendo resultado de uma pesquisa acadêmica, o livro foi escrito com a expectativa de atingir não apenas pesquisadores, mas também profissionais das emissoras e do setor das comunicações, estudantes e outras pessoas interessadas no tema.

CLIQUE AQUI para baixar gratuitamente o livro “A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu”.

FONTE: FAC Livros

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: