Fórum Audiovisual CCJF discute a produção audiovisual brasileira

Fórum de Audiovisual – Cinema Nacional em Discussão no Centro Cultural da Justiça Federal

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro acontecerá no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, o "Fórum de Audiovisual – Cinema Nacional em Discussão no CCJF", que reunirá profissionais do audiovisual para discutir o cinema produzido pós-retomada até a atualidade.

Com consultoria da pesquisadora e Profª. Drª. Márcia Bessa (Pós-doutoranda ECO/UFRJ e Docente ECDR/IBAv), o evento tem como objetivo traçar um panorama crítico do contexto atual do cinema nacional, com foco nos desafios enfrentados num momento em que a produção audiovisual comercial e autoral brasileira vive uma fase de vigor, tanto em termos de qualidade e conteúdo, quanto de técnica. Levando-se em conta o fato de que alguns filmes, ainda que premiados internacionalmente, como os de médio orçamento, não consigam ficar tempo suficiente em cartaz, nem ocupar um grande circuito. 

Além de painéis e mesas de debates, a programação incluirá oficinas e exibição de filmes, com apoio do CTAv e do Canal O Cubo. Os temas das mesas engloborá as políticas públicas de incentivo e as iniciativas independentes, tanto no que se refere ao conteúdo quanto ao que se relaciona com a exibição, a distribuição e a publicidade. Também está em pauta a dinâmica do incremento cada vez maior das novas tecnologias audiovisuais como TVs por assinatura até o VOD (video on demand) e a relação como o cinema, bem como o valor monetário dos ingressos na atual conjuntura socioeconômica do Brasil.

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), representado pela gerente institucional Geovana Cypreste, participará do debate sobre “O cinema brasileiro autoral e independente”, no dia 23 de novembro. Mais informações e programação completa em breve no site www.ccjf.trf2.jus.br

 

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração )

Fórum de Audiovisual – Cinema Nacional em Discussão no CCJF

 

Dia 21/11

  • 10h às 12h30

Por que acreditar no Cinema Brasileiro?

Como é fazer cinema no Brasil em tempos de crise e de novas janelas de exibição como o video on demand? Existem programas de apoio do governo? Eles estão em plena atividade? Quais são eles? Além dos programas da Ancine e do incentivo da CTAv quais são os outros suportes para o cinema nacional? É possível fazer cinema prescindindo destes apoios?

 

22/11

  • 9h às 10h30

Cinema brasileiro e suas plateias

Existe mesmo um êxodo das plateias? Em caso positivo, a que se deveria? Existem propostas para amenizar isso? Poderiam citar exemplos? Existe algum tipo de plateia que continua fiel a exibição em sala de projeção? Em caso positivo, que plateia seria essa? Existem programas que visam estratégias de manutenção desta plateia? Que plateias poderiam estar no espaço de cinema? Por que elas ainda não estão lá? O que se pode fazer para mudar isso.

  • 11h às 12:30

Cinema brasileiro e o circuito exibidor

A distribuição de conteúdo brasileiro continua sendo um problema quando deveria ser a solução? Em termos de exibição as produções comerciais conseguem o retorno esperado? Existem programas capazes de diminuir um pouco a dificuldade da exibição dos filmes ditos autorais no grande circuito?

 

23/11

  • 09h às 10h30

O cinema brasileiro autoral e independente

Como vai o cinema autoral e independente brasileiro? Pede-se aos palestrantes que deem seu depoimento a partir da prática diária com este conteúdo, fazendo uma análise em termos qualitativos e quantitativos mapeando inclusive sua função social relativa aos temas de abordagem.

 

23/11

  • 11h às 12:30

O cinema brasileiro e as novas tecnologias

Nesta mesa o debatedor deverá trazer sua prática profissional para compartilhar conosco como as novas tecnologias estão ajudando a vencer dificuldades para exibição dos filmes e/ou como elas podem dificultar.

 

SESSÕES

(21/11)

- Sessão 1: 14:30 às 17:30

- Sessão 2: 16:30 às 18:00

 

(22/11)

- Sessão 3: 14:30 às 16:00

- Sessão 4: 16:30 às 18:00

 

(23/11)

- Sessão 3: 13:30 às 15:00

 

OFICINA DE ANIMAÇÃO - CTAv

21, 22 e 23, de 13:00 às 17:00

 

EXIBIÇÃO DE FILMES

21 e 22 de 18h às 21h


Voltar

Compartilhe essa notícia: