Fundo internacional para cineastas de não ficção dos EUA, México, Brasil, Porto Rico e Colômbia

A Firelight Media convida cineastas de não ficção em **meio de carreira de comunidades racial e etnicamente subrepresentadas nos Estados Unidos e cineastas no México, Brasil, Porto Rico e Colômbia, com especial interesse naqueles que se identificam como indígenas e/ou descendentes africanos, para se inscreverem no segundo ano do William Greaves Fund.

O fundo é dedicado a apoiar contadores de histórias talentosos com subsídios de até US$ 40 mil cada para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de um longa-metragem de não ficção. O Fundo também oferece aos beneficiários horas de treinamento limitadas, conforme necessário e com base nos requisitos específicos de cada projeto. A natureza internacional da convocação reflete o compromisso da Firelight de nutrir a solidariedade transnacional entre cineastas e artistas.

Para lidar com o impacto devastador que a pandemia teve na comunidade do cinema independente e como o trabalho do setor pode ser instável para os cineastas negros em geral, o William Greaves Fund pós-pandemia incluirá um subsídio para cuidados básicos que pode ser usada para atender a qualquer necessidade essencial dos beneficiários, desde custos de saúde e creche até quaisquer outros recursos necessários. 

A seleção será baseada na força da história, na abordagem criativa, na sua relevância social, na viabilidade do plano proposto e na ética e responsabilidade da abordagem (por exemplo, a relação do cineasta com o tema; navegando nas diferenças de poder; impacto sobre os participantes do filme, comunidades vulneráveis, públicos; considerações sobre os benefícios da comunidade; decisões relacionadas à distribuição, direitos e propriedade; quem está na equipe e práticas de contratação; etc.).

As inscrições estão abertas e terminam em 1º de maio de 2021, com um anúncio e desembolso antecipado no final do verão de 2021. 

SAIBA MAIS DETALHES E FAÇA SUA INSCRIÇÂO NESTE LINK.

 

** O ponto de partida é definir um cineasta em meio de carreira como alguém com um histórico estabelecido ou um corpo substancial de obras de cinema de não ficção, incluindo, entre outros, a conclusão de 2 documentários de longa-metragem até o momento e 7 a 25 anos de experiência. Mas, devido às origens variáveis que os cineastas costumam ter, especialmente quando enfrentam barreiras estruturais no setor, consideraremos propostas que requerem uma definição diferente de "meio de carreira". A Firelight Media espera uma articulação clara de por que sua trajetória de carreira o posiciona como meio de carreira, caso você não se encaixe nessa definição de meio de carreira.

Voltar

Compartilhe essa notícia: