ICAB e BRAVI apresentam Rio2C – Rio Creative Conference para alunos e professores universitários

Estudantes e professores de graduação, pós-graduação e mestrado de universidades públicas e privadas participaram da 1ª edição do RIO2C - RIO CREATIVE CONFERECE, realizada de 3 a 8 de abril na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio. O evento integra as áreas de AUDIOVISUAL, MÚSICA e INOVAÇÃO, além da 8ª edição do RioContentMarket, maior evento de mercado audiovisual da América Latina, consolidado no mercado internacional como um dos principais dedicados a negócios e exposição de conteúdo audiovisual.

Palco de apresentações de projetos em pitching, exposição de conteúdo, rodadas de negócios, networking e debates sobre as principais temáticas da indústria audiovisual, com a presença de realizadores, produtores e executivos nacionais e internacionais de televisão e mídia digital, o RIO2C|RIOCONTENTMARKET também alia entretenimento e experimentação com o XR ARCADE, a maior experiência de realidade estendida (VR, AR e MR) da América Latina, o FESTIVÁLIA, primeiro encontro de festivais independentes do Brasil, e o GAME ZONE, uma arena dedicada a competições ao vivo de games, entre outras ações realizadas durante o evento.

Mais de 300 integrantes de 13 instituições de ensino do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais (UFF, UFJF, UFSCAR, USP, UFRJ, UNIRIO, UNISUAM, ESPM, FAAP, PUC, UNESA, FACHA e UVA) foram apresentados ao novo formato do evento, e puderam assistir a diversos painéis e debates, trocaram informações e expandiram sua rede de contatos.

A iniciativa de estreitar os laços entre o mercado audiovisual/economia criativa e a formação acadêmica vem sendo realizada pela BRAVI em parceria com o ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros) há algumas edições do RioContentMarket, ação esse ano ampliada com o apoio da Rio Creative Conference. 

“Abrimos sempre espaço para as universidades. Esse ano, contudo, ampliamos o escopo dessa ação, estendendo o acesso a várias disciplinas da comunicação e da economia criativa. Um dos resultados dessa iniciativa é a produção de artigos por parte dos professores sobre temas debatidos e discutidos durante o evento. Essas reflexões sobre o setor serão compartilhadas na Mediateca do site do ICAB", conta Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI e diretor executivo do ICAB.

Para a professora de pós-graduação em roteiro da FAAP Eva Laurentis é fundamental a participação da universidade em eventos como o Rio2C|RioContentMarket, "porque a gente alia o audiovisual ao negócio e os conceitos vistos em sala de aula com o mercado audiovisual". Segundo ela, que só não participou da edição do Rio Content Market do ano passado, os alunos compreendem a importância de se estar num ambiente como o do festival.

A professora Katia Maciel, docente do mestrado profissional em criação e produção de conteúdos digitais da UFRJ, concorda. "Para nós a participação é vital, já que nosso curso é de mestrado profissional. Nossos estudantes já atuam no mercado e se matriculam para ampliar o escopo profissional deles. Aproximá-los do mercado de trabalho é essencial. Para nós, professores, foi uma oportunidade de nos reciclarmos e reavaliarmos nossas pesquisas, entender como elas estão posicionadas com relação ao mercado", afirma.

Voltar

Compartilhe essa notícia: