ICAB Webinar aborda o contexto criativo e a projeção internacional da direção de fotografia nacional.

 

Nesta QUINTA-FEIRA (17/09), às 17H, o ICAB WEBINAR; ciclo de palestras online com especialistas do setor audiovisual e indústria criativa para compartilhamento de conhecimento, experiências e diálogo sobre criação, produção, práticas, e tendências de mercado; recebe um dos principais diretores de fotografia brasileiros da atualidade, o recifense Pedro Sotero.

Além da trajetória de Sotero e suas experiências nos mercados nacional e internacional, a palestra "Direção de Fotografia - Do contexto criativo à projeção internacional" abordará o olhar do profissional sobre a competência de materializar em imagens a visão do realizador, uma vez que a fotografia serve a narrativa do filme encaixando-se no gênero, no conceito, na criação de um ambiente que propicie o sentido lógico da narrativa, promovendo assim a tradução das emoções do guião para a tela, por meio da luz e movimento.

Pedro Sotero iniciou sua carreira como diretor de fotografia em 2006 no Recife, lugar onde desenvolveu uma consistente filmografia de curtas e longas-metragens. Fotografou mais de 15 filmes, que incluem três seleções oficiais no festival de Cannes (AQUARIUS - competição oficial; GABRIEL E A MONTANHA - semana da crítica; BACURAU - competição oficial e vencedor do prêmio do Júri 2019 e do prêmio ABC 2020). Também fotografou o longa metragem O SOM AO REDOR, eleito pelo New York Times como um dos 10 melhores filmes da década. Em 2018 ganhou o prêmio de melhor fotografia no SSIFF - San Sebastian International Film Festival, com o longa argentino ROJO. Em 2019, trabalhou na pesquisa, roteiro e fotografia do filme instalação SWINGUERRA, obra selecionada para representar o Brasil na Bienal de Veneza e finalista do prêmio ABC 2020. Além dos filmes, nos últimos anos, Sotero vem desenvolvendo junto ao realizador, rapper e ator Ellan Nascimento a.k.a. Okado do Canal, oficinas de cinema e fotografia na comunidade do Arruda, periferia do Recife.

O ICAB WEBINAR é um evento GRATUITO, realizado AO VIVO, às QUINTAS-FEIRAS, às 17h. Uma iniciativa voltada a profissionais e iniciantes da cadeia criativa, pesquisadores e estudantes de audiovisual e áreas conexas, promovido com apoio da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). 

 

Serviço:

  • Data: 17/09 (quinta-feira)
  • Horário: 17h (ao vivo via plataforma Zoom)
  • Investimento: evento gratuito
  • Link de inscrição: https://forms.gle/69wSBQn7aMVNuJrN8

     

     

    ▶ Vagas limitadas. Evento sujeito a lotação de sala online!

     

    ▶ Participantes poderão interagir com o palestrante pelo chat.

    ▶ Emissão de certificado aos participantes/solicitantes.

 

Confira novas ações do ICAB.
SIGA-NOS!
Site - icabrasil.org
Facebook - icab.brasil
Instagram - icab_org

Voltar

Compartilhe essa notícia: