Livro investiga o sucesso das séries de TV dinamarquesas e destaca atuação no Brasil

 “The Global Audiences of Danish Television Drama

 

Resultado da Pesquisa Internacional “Danish TV Drama Series, financiada pelo governo dinamarquês com colaboração de profissionais e acadêmicos de diversos países, que visa investigar o sucesso das séries de TV dinamarquesas que circulam pelo mundo, o projeto têm como principal foco investigar todos os estágios do sistema produtivo das séries de TV dinamarquesa, desde sua criação, distribuição e recepção pelo publico. A pesquisa realiza estudos empíricos (exportação, co-produção, remakes) e recepção (estudos de audiência em três níveis) e dialoga com representantes das comunidades no mundo que recebem e produzem esses produtos midiáticos.

Após a surpreendente e sem precedente exportação internacional do drama televisivo dinamarquês no início de 2010, essa antologia explora a recepção dessas séries entre o público global, rastreando as viagens da série a sete países diferentes: Austrália, Brasil, Dinamarca, Alemanha, Japão, Turquia e o Reino Unido. Cada contribuição difere em termos de sua posição teórica e metodológica e reflete os diversos antecedentes dos pesquisadores e os tipos de dados coletados. Como um todo, a antologia fornece insights sobre a pesquisa de audiência global em uma era de fluxos de mídia multiplataforma e multidirecional, bem como sobre a natureza complexa do público contemporâneo localizado em diferentes partes do mundo. A antologia oferece uma nova contribuição para a pesquisa do drama televisivo dinamarquês, a circulação internacional de conteúdo audiovisual produzido em contextos não anglófonos e o fenômeno do Nordic Noir para estudantes e acadêmicos.

A edição conta com capítulo intitulado “Brazilian encounters: Buyers and bloggers appropriating content“, autoria de Alessandra Meleiro e Ushma Chauhan Jacobsen. O conteúdo examina a aparência ultra nicho e periférica do drama televisivo dinamarquês em novos mercados, como o Brasil, por meio de três discussões inter-relacionadas, apoiadas por material empírico produzido a partir de interações com compradores e intermediários culturais do Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira discussão se concentra nas motivações dos compradores para o novo conteúdo. A segunda discussão considera as percepções da série dramática dinamarquesa entre os espectadores regulares. A terceira discussão se concentra nos blogueiros como intermediários culturais importantes que visualizam e divulgam informações sobre o drama da televisão dinamarquesa para promover diferentes formas de discurso; por exemplo, criticar os desafios socioeconômicos predominantes no Brasil contemporâneo ou espalhar seus próprios interesses socioculturais ou políticos a indivíduos afins, intrinsecamente conectados por meio de redes online. O capítulo termina com uma consideração de como as realizações da periferia incluem diversas formas de apropriação por compradores que operam em ambientes competitivos de mídia e por espectadores e blogueiros interagindo em novas plataformas de mídia social.

Organizado por Pia Majbritt Jensen (Associate Professor at the Department of Media Studies and Journalism, Aarhus University) e Ushma Chauhan Jacobsen (Associate Professor at the Department of English, Aarhus University), o livro foi publicado por NORDICOM – Nordic Information Centre for Media and Communication Research, sediado na Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

CLIQUE E ACESSO O LIVRO.

Fonte: site CENA-UFSCAR

 

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: