Pesquisa ‘Cultura nas Capitais’ destaca cinema e TV por assinatura

Pesquisa ‘Cultura nas Capitais’ aponta cinema como atividade cultural mais popular nas metrópoles e TV por assinatura o meio mais usado para ver filmes e séries em 12 capitais

 

Cinema e livros foram as atividades culturais mais recorrentes nas metrópoles brasileiras em 2017. As atividades foram praticadas ao menos uma vez por 68% e 64% das pessoas, respectivamente, no ano anterior. Jogos eletrônicos aparecem em terceiro lugar, 55%. As informações integram a pesquisa ‘Cultura nas Capitais’, apresentada na terça-feira, 24, na Pinacoteca, em São Paulo. Realizada pela consultoria J Leiva, em parceria com o Datafolha, o estudo apresenta um detalhamento inédito sobre a relação da população com atividades culturais em 12 capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém e São Luís –, um universo que representa mais de 33 milhões de brasileiros (considerando apenas indivíduos com 12 anos ou mais), segundo o IBGE.

Entre outros itens apresentados, destaca-se o dado de que a TV é a principal fonte de informação para a escolha da atividade cultural, mas o meio perde para redes sociais quando analisados o público de até 34 anos. A TV por assinatura é a opção mais usada para ver filmes e séries – a TV aberta está à frente apenas no Norte e Nordeste do país. Já o streaming e o download são a terceira forma mais praticada para ver séries ou filmes, superando DVDs ou Blu-ray.

Dividido em dois eixos, o estudo mostra a influência de diferentes fatores econômicos e sociais (educação, gênero, sexualidade, idade, renda, estado conjugal, presença de filhos, cor e religião) no comportamento cultural da população analisada. Também são esmiuçados os perfis do público de quatro setores da cultura: audiovisual, artes cênicas, artes visuais e música; com o propósito de analisar os seus hábitos à luz das transformações pelas quais cada segmento vem passando nos últimos anos. São reveladas ainda as atividades culturais mais praticadas nessas 12 capitais, o grau de conhecimento sobre equipamentos culturais, a utilização de novas tecnologias para o consumo do conteúdo audiovisual, obstáculos para a realização das atividades e fontes de informação sobre programação cultural.

A educação aparece na pesquisa como fator determinante para o acesso à cultura – quanto maior a escolaridade, mais as pessoas vão a todas as manifestações culturais pesquisadas. O interesse por cultura é maior entre mulheres do que homens, mas elas têm acesso inferior. O percentual de pessoas que vão a atividades culturais também cai conforme aumenta a idade dos entrevistados.

Os dados foram coletados entre 14 de junho e 27 de julho de 2017, por meio de questionário de 55 perguntas. O trabalho de campo envolveu uma amostra de 10.630 entrevistas com indivíduos.

 

Livro e plataforma digital interativa

Todas as informações estão disponíveis para acesso público e gratuito no site: http://www.culturanascapitais.com.br. A plataforma interativa permite o cruzamento livre dos dados compilados, servindo como importante ferramenta de análise para o usuário.

Os dados e as conclusões da pesquisa também estão compilados na publicação Cultura nas Capitais: como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte, que contém 180 infográficos e análises assinadas por especialistas de 15 temas abrangidos pelo estudo: Tempo livre, Acesso e Prática, Educação, Renda, Gênero, Idade, Religião, Cor da Pele, Cultura e Tecnologia, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Políticas Públicas e Cidades. Em breve o livro estará disponível para download no mesmo site do projeto.

 

Seminários em seis capitais

O projeto contempla ainda seminários gratuitos em seis das capitais analisadas pela pesquisa. O primeiro foi realizado em São Paulo. No dia 30 de julho será apresentado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; no dia 1 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, na capital federal. Os seminários ainda acontecerão em Curitiba, Salvador e Belém. Clique e confira as datas e locais no site e inscreve-se.

Cultura nas Capitais é uma realização da JLeiva Esporte & Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínios do Instituto CCR e da Braskem e apoio da ProAc ICMS do Estado de São Paulo, da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e da Fundação Roberto Marinho.

Voltar

Compartilhe essa notícia: