Quais são as OTTs estatais que promovem conteúdo nacional na América Latina

Na região existem mais de 250 plataformas para assistir filmes, séries e eventos ao vivo. Cada vez mais, os players estão lançando sua versão OTT, VOD, TV Everywhere, Catch-Up ou Web-Streaming, colocando seu conteúdo ao alcance do usuário na internet.

Os operadores de cabo são aqueles que possuem mais OTTs (38%), seguidos por proprietários de plataformas independentes (34%). A maior parte dos OTTs pertence a empresas privadas, mas também há plataformas de agências estatais em cada país, que se juntam à tendência online com o objetivo de disseminar, de forma legal e segura, o conteúdo nacional.

Um exemplo claro desta tendência é a plataforma argentina CINE.AR PLAY, um OTT gratuito desenvolvido pelo INCAA e ARSAT, lançado em novembro de 2015. Contém +730 títulos, incluindo filmes, séries e séries web, todas produções nacionais ou coproduções. Em seu OTT, CINE.AR PLAY oferece um serviço TVOD sob o segmento CINE.AR PREMIUM. Esta seção mostra títulos simultâneos com os cinemas Espacios INCAA por 8 semanas, atingindo todo o país e colaborando com o caminho de recuperação econômica para o produtor. Ao mesmo tempo, com o iminente lançamento internacional da plataforma, servirá como uma nova janela para o mundo para todos os conteúdos nacionais.

A Antel, a empresa estatal uruguaia, anunciou recentemente o lançamento do OTT Clickveo. Custa US $ 6 mensais para residentes no país e USD 7 para quem vive no exterior. Além de ter um catálogo de conteúdo nacional, oferecerá aos usuários a opção de fazer o upload de seu próprio conteúdo.

No caso do México, encontramos o OTT Filmin Latino, do Instituto Mexicano de Cinematografia. O Filmin Latino oferece conteúdo gratuito, por transação e por assinatura com um catálogo de +900 títulos. Finalmente, a CNT Play foi desenvolvida no Equador pela Corporação Nacional de Telecomunicações e oferece +20 conteúdos gratuitos entre filmes e séries.

Tomás Gennari, vice-presidente da BB comentou: "Entendemos que esse tipo de OTT é uma parte importante desta nova forma de disseminação de conteúdo, que habilita a indústria nacional de cada país que acompanha o crescimento do mercado audiovisual. Conseguir que o material chegue a mais telas, tanto no mercado local como internacional, capacitar a indústria promovendo conteúdo independente, o que normalmente representa um grande desafio para conseguir a disseminação ".

"Nessa indústria onde a oferta de OTTs está crescendo, os usuários de multi-telas tornaram-se mais exigentes. Hoje é muito importante poder responder às suas demandas. Os OTTs devem se diferenciar, a entrega de conteúdos locais reflete mais proximidade com o público e, ao mesmo tempo, permite expandir o alcance de novos diretores, artistas, escritores e produtores que obtiveram esse reconhecimento ", concluiu.

Fonte: http://revistasenal.com/digital/cuales-son-las-otts-estatales-que-impulsan-los-contenidos-nacionales-en-latam.html

Voltar

Compartilhe essa notícia: