Quem Somos

O grupo de profissionais que integram os diferentes níveis de atuação no Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) é constituído por gestores, produtores e educadores de referência no mercado nacional e internacional. São especialistas em suas áreas de atuação com características multidisciplinares e talentos individuais que contribuem continuamente para o desenvolvimento e capacitação do segmento audiovisual brasileiro. No ICAB estes profissionais visam contribuir para ampliação do conhecimento, a conexão com o mercado e a contínua qualificação de profissionais experientes e iniciantes, pesquisadores e estudantes universitários do setor audiovisual e áreas correlatas.

Leonardo Dourado

Conselheiro

Jornalista e administrador da produtora Telenews desde 1989. Na produção independente atuou como roteirista, diretor e produtor executivo de conteúdo qualificado de televisão, mídias digitais além de filmes corporativos, marketing político e social. Trabalhou na RBS-TV e na Rede Globo, onde foi chefe de reportagem, produtor, chefe da produção do Jornal Nacional e chefe de redação do Fantástico. Como produtor executivo fez vários documentários para televisão.

Gabriel Priolli

Conselheiro

Jornalista, diretor de televisão e professor, atualmente é consultor político, editor do blog Marqueteiros, colunista da revista Imprensa e produtor independente de audiovisual. Dirigiu as áreas de conteúdo, jornalismo e rede na TV Cultura de São Paulo, fundou e dirigiu o Canal Universitário de São Paulo e também a TAL-Televisão América Latina, além de atuar em diversas funções nas TVs Globo, Record, Bandeirantes e Gazeta. Trabalhou ainda na Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, Carta Capital, Veja, revistas Imprensa e Gallery.
Foi membro titular do Conselho Superior do Cinema, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, do Conselho Consultivo da TV Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações, e do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Entre outras atividades, foi colunista, repórter e crítico de televisão
É autor de “O Campeão de Audiência”, biografia de Walter Clark; “A Deusa Ferida”, estudo sobre a queda de audiência da Rede Globo; e “FICTV/Mais Cultura – Teledramaturgia para a Juventude”, história do projeto de desenvolvimento de minisséries brasileiras comandado pela Ministério da Cultura.

Geovana Cypreste

Gerente Institucional e de Projetos

Com mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro, possui larga experiência nas áreas de jornalismo, gestão de projetos, desenvolvimento de conteúdo audiovisual e multiplataforma, política institucional e corporativa, tendo atuado na TV Cultura, TV Brasil, Univesp TV, TV Educativa, além de produtoras, agências de publicidade, mostras e festivais. Integra ainda a equipe ICAB desde 2017, exercendo as atividades de gerenciamento institucional, parcerias e projetos.

Mentores

Alessandra Meleiro

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes/ UNICAMP, é professora Adjunta do Bacharelado e Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Líder do Grupo de Pesquisa ‘A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira’, pela mesma universidade (www.cena.ufscar.br). Cursou Pós-doutorado junto à University of London (Media and Film Studies) e foi Pesquisadora Associada do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento/ 2007-2008).

Autora do livro ‘O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social’ e organizadora das coleções ‘Cinema no mundo: indústria, política e mercado’, com cinco volumes (África, América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos), que contou com a colaboração de 35 autores de 20 países, e ‘A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira’, que agrupa seis volumes (‘Cinema e Políticas de Estado’, ‘Cinema e Economia Política’ e ‘Cinema e Mercado’, dentre outros). Atuou como Guest Professor na Aarhus University/ Dinamarca, entre 2016-2018. Guest Editor do Journal of African Cinemas, Intellect Publishers (UK) e Conferencista Internacional.

Alessandra Meleiro é Presidente do Instituto Iniciativa Cultural (www.iniciativacultural.org.br), Membro do Trade and Development Board da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), e Presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). Foi Diretora de Projetos do Centro Cultural São Paulo e curadora de instituições como SESC SP e Centro Cultural Banco do Brasil. E colaborou com os Cadernos ‘Ilustrada e Mais!’ do jornal Folha de São Paulo, jornal Valor Econômico e revista Carta Capital.

Cláudio Lins de Vasconcelos

Sócio-diretor de Lins de Vasconcelos Advogados, possui mais de 20 anos de experiência em consultoria, gerenciamento e representação jurídica, em especial em questões regulatórias e relacionadas à aquisição, gestão e transferência de direitos de propriedade intelectual, contratos civis e administrativos, parcerias intersetoriais e ao direito empresarial em geral.

Possui os títulos de doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil), mestre pela University of Notre Dame (Notre Dame, IN, EUA) e bacharel pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brasil). É pós-doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Sorbonne – Paris 13, onde desenvolve pesquisas na área de economia da cultura.

Foi secretário nacional de economia da cultura do Ministério da Cultura e assessor internacional adjunto do Ministério da Justiça, ambos em Brasília, DF, consultor do Banco Mundial, em Washington, DC, e advogado da área de direito econômico de Tozzini, Freire, em São Paulo, SP. Entre 2002 e 2011, dirigiu o departamento jurídico da Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, RJ.

É professor convidado do mestrado em propriedade intelectual do Inst. Nacional da Propriedade Industrial – INPI e da pós-graduação em direito da propriedade intelectual da PUC-Rio, tendo sido professor visitante dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Univ. do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e professor adjunto do IBMEC-Rio e da Universidade Cândido Mendes, entre outras atividades de ensino e pesquisa.

É membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, entidade da qual foi também diretor-relator e coordenador da Comissão de Estudo de Direitos Autorais. É membro do Grupo Técnico de Combate à Pirataria da ANCINE. Foi, ainda, presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos Autorais da OAB/RJ.

Autor de diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, entre eles o livro “Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação”, atualmente na segunda edição.

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA), atua no meio televisivo há mais de 20 anos.

Como diretora de Conteúdo Original do History, A&E, Lifetime e H2, atuou na discussão de ideias para novas séries e documentários com produtoras independentes brasileiras, recebendo possíveis aquisições e avaliando oportunidades de negócio, seja combinando fundos, coprodução e parceria com marcas, entre outros.

Participou da criação de diversas séries como: ‘Gigantes do Brasil’, primeira série dramatúrgica do History. ‘O Infiltrado’, série indicada ao Emmy Internacional em 2014 e vencedora do Prêmio APCA. ‘History Drink’, atualmente na terceira temporada. ‘Até Que a Morte Nos Separe’, série sobre crimes passionais desenvolvida com a produtora Pródigo, ganhadora de um Promax, aumentou a audiência do A&E em 250% na estreia, em 2012. Coproduziu com a Zeppelin a série ‘Caos’ e produziu a versão brasileira da série ‘Intervenção para o A&E’, ganhadora do Emmy de melhor série reality. Trabalhou na Mixer de 2007 a 2010. Em 2008, produziu para o Discovery Channel, os programas ‘Soluções Para o Trânsito’ (indicado ao Emmy Internacional) e ‘Chico Mendes, o Preço da Floresta’. Trabalhou para a Discovery Networks durante 6 anos no departamento de produção original, onde filtrou ideias de produção e acompanhou documentários e séries para todos os canais do grupo.

Krishna também tem seu próprio canal no youtube, o Imprensa Mahon, onde compartilha conhecimento, dicas gerais, outras mais específicas em todas as áreas do audiovisual.

Luca Paiva Mello

Duas vezes indicado ao Emmy® Internacional, Luca é criador e showrunner responsável por sucessos como ‘O Negócio’ (HBO), ‘Mothern’ (GNT), ‘Julie e os Fantasmas’ (Nickelodeon/Band), ‘Descolados’ (MTV), entre outros.

Começou a carreira aos 19 anos como roteirista da TV Manchete, no Rio de Janeiro. Em 1999, foi contratado pelo CMT International como diretor artístico do canal, no Brasil. Em 2006 fundou e passou a dirigir o primeiro departamento de desenvolvimento de uma produtora independente no Brasil, a Mixer - tornando-se sócio, e coordenando por 8 anos a área de ficção da empresa. Em 2008, Luca foi convidado a integrar para o Corpo de Curadores do INPUT - International Public Television, em Johannesburgo, na África do Sul. Durante a conferência que debate a qualidade das produções audiovisuais pelo mundo, presidiu a sessão ‘Men At Work’, sobre ficções, animações e documentários internacionais com o tema 'Ritos de Passagem'.

Como showrunner, já desenvolveu e produziu mais de 200 episódios de dramaturgia serializada, alcançando reconhecimento artístico e comercial. Criada por Luca para a HBO, a série ’Negócio’ é exibida atualmente em toda a América Latina, EUA, Europa e Ásia via HBO-GO, e está em sua quarta temporada. Já ‘Mothern’ teve três temporadas no GNT, foi indicada ao International Emmy® como melhor série dramática e foi exibida em 114 países pela Globo Internacional. ‘Julie e os Fantasmas’ foi exibida na TV aberta (Band), TV paga (Nickelodeon/Viacom), na TV pública (TV Cultura) e em plataforma de streaming (Netflix). A série foi exibida em 32 países e dublada em espanhol e italiano.

Desde 2014, Luca é juri do International Emmy® Awards, consultor do NETLAB TV e é conselheiro permanente da Academia de Histórias Curtas, da RBS/ Globo.

Em 2006, Luca fundou a Scriptonita Films, onde desenvolve projetos e cria propriedades intelectuais para TV, cinema e streaming.

Agenda ICAB

Não existem eventos futuros.