O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), em parceria com a Revista de Cinema e o curso ScreenwriterOnline, promove a primeira edição do PRÊMIO ICAB CAMPUS, projeto de incentivo à produção de artigos acadêmicos originais sobre o setor audiovisual e indústria criativa.

Voltado a estudantes, pesquisadores e professores brasileiros de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) em audiovisual e áreas correlatas, o prêmio tem como objetivo estimular o estudo complementar ao ambiente acadêmico, ampliar e contribuir para reflexão de temas relevantes à construção do conhecimento aprofundado sobre o setor audiovisual, promover a pesquisa e o levantamento de dados sobre características, normas, práticas, atualizações, tendências da atividade audiovisual e da indústria criativa no Brasil e no Mundo.

Premiação para cada aluno(a), pesquisador(a) e professor(a) vencedor(a):

Service

Um prêmio de R$500

Uma quantia de R$ 500,00 (Quinhentos reais)

Service

Uma bolsa integral

Bolsa integral do curso de roteiro “Semiótica das Paixões – Narrativa de Ficção” – Screenwriter Online.

Service

Livro "As paixões nos Personagens"

Uma edição impressa do livro “As paixões nos Personagens”, do diretor e roteirista, PhD em Narrativa de Ficção, Hermes Leal.

Podem participar


  • Estudantes a partir do 6º semestre de graduação em audiovisual e áreas correlatas;
  • Alunos(as) de pós-graduação (lato sensu) em audiovisual e áreas correlatas;
  • Pesquisadores/Alunos(as) de pós-graduação (stricto sensu) em audiovisual e áreas correlatas;
  • Todos sob tutoria de um(a) professor(a) ou coordenador(a) do curso que está fazendo.

A Comissão de Seleção que escolherá dez artigos finalistas, sendo 03 (três) VENCEDORES, um de cada categoria (graduação, pós-graduação - lato sensu e pós-graduação stricto sensu). Todos os artigos finalistas serão divulgados na Revista de Cinema, uma das principais publicações culturais do país; e nos meios de comunicação do ICAB, em edição especial compilada.

Quero participar

Como participar

A inscrição e submissão de artigos é GRATUITA e pode ser feita até dia 16 DE AGOSTO de 2020 pelo formulário. Cada estudante de graduação ou pesquisador/aluno(a) de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) em audiovisual e áreas correlatas pode inscrever até 02 (dois) artigos, com temas distintos. As obras devem ser submetidas de acordo com o REGULAMENTO do Prêmio ICAB Campus, as NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO ACADÊMICO e abordar um dos 04 (quatro) temas propostos:

  • Como os hábitos de consumo audiovisual tem influenciado os formatos, as marcas e os modelos de negócios da produção audiovisual brasileira.
  • Dramaturgia brasileira: das novelas às novas obras seriadas.
  • Os caminhos e desafios da diversidade narrativa na produção de conteúdo e na busca pela diversidade de gênero e raça no setor audiovisual e na indústria criativa.
  • Automação e Inteligência Artificial no centro da criação e das decisões do negócio audiovisual.
Quero participar

O resultado do Prêmio ICAB Campus está
previsto para o dia 22 de Setembro de 2020

Será publicado no site oficial do ICAB – icabrasil.org Dúvidas ou mais informações pelo e-mail contato@icabrasil.org.