CTAv realiza mostra virtual em homenagem aos 90 de Limite, único filme escrito e dirigido por Mário Peixoto.

 

 

De 17 a 23 de maio, o CTAv - Centro Técnico Audiovisual, por meio da coordenação-geral da Secretaria Nacional do Audiovisual, apresenta uma mostra em homenagem aos 90 anos de Limite, obra do diretor Mário Peixoto, como fotografia de Edgar Brasil.
 
Considerado um dos marcos do cinema brasileiro e consagrado pela crítica nacional e internacional, o filme mudo foi eleito pela Abraccine como "o melhor filme brasileiro de todos os tempos" em 2015, além de ser selecionado pela World Cinema Foundation para a restauração, em parceria com a Cinemateca Brasileira, em 2010.

Lançado nos anos 30, o filme fez história com seus enquadramentos originais e poéticos, e é considerado o 1º filme experimental nacional. Não por me­nos, se tornou objeto de estudo e interesse de diversos pesquisadores e cineastas e, por isso, a programação da Mostra traz, além do título homenageado, um vasto conteúdo relacionado, como o Making of, documentários, filme-ensaio, imagens de arquivo e episódios inéditos on-line do SRTV, que contextualizam a produção do filme e o histórico de suas exibições.

 

Programação:

17 Maio - Limite - Making of de Limite

18 Maio - O Homem e o Limite

19 Maio - Depoimentos SRTV

20 Maio - Limite: uma história de amor entre Mangaratiba e Mário Peixoto

21 Maio -  Exibição de Limite em Mangaratiba - Mario Peixoto recebe prêmio Banerj

22 Maio - Mar de Fogo

23 Maio - Onde a Terra Acaba

 

Agradecimentos: 

Alexandre Vasques, Camila Leal Ferreira, Filippi Fernandes, Joel Pizzini, Rafaela Neves, AMP - Arquivo Mário Peixoto, Polofilme, VideoFilmes

 

SERVIÇO:

Onde: On-line em www.ctav.gov.br/mostralimite

Quando: De 17 a 23 de maio.

Redes sociais (face/insta/youtube): ctavcinema

Realização: Centro Técnico Audiovisual/ SNAv/ SECULT/ MTUR

 

Voltar