5ª Semana Nacional de Arquivos. CCJF realiza palestras on-line e gratuitas.

 

Essa semana acontece a 5ª Semana Nacional de Arquivos. A edição 2021 tem como missão relacionar os arquivos e o fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental.

Segundo o ICA (Conselho Internacional de Arquivos), esse assunto levanta questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos. Também pode ser abordado, dentro dessa temática, como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar os arquivos e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido. Além disso, podemos discutir como desafiar a teoria e a prática arquivística atual para torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias. (Livre tradução do original em inglês. Saiba mais em: https://www.ica.org/en/events-and-resources/international-archives-week-7-11-june-2021)

O Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF planejou uma série de palestras sobre o tema nos dias 9 e 10, abordando o protagonismo do homem negro, a curadoria digital e o empoderamento feminino. Será GRATUITO e ON-LINE.

Acesse e saiba mais http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/#-72.4211651/149.0587261/0/cats/114

 

Voltar