Coleta inédita do ICAB mostra importância do Fundo Setorial do Audiovisual para produtoras independentes brasileiras

Instituto pesquisou 335 empresas da base de associados: mais de 60% utilizam recursos do fundo federal e 92% tem como foco produções para a TV Paga.

A primeira pesquisa de mercado sobre a base de dados das produtoras independentes associadas à BRAVI mostra que 61% das empresas que participaram do levantamento utilizam recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, uma das políticas públicas de fomento à indústria cinematográfica e audiovisual mais importantes do país. Entre os gêneros que mais usaram o financiamento federal estão documentários (85,5%), produções infanto-juvenis (73,1%) e dramas e dramaturgia (72,5%).


Outro dado interessante é que mais de 90% das produções independentes são direcionadas para a TV Paga, que atualmente é o principal mercado do setor, sobretudo após a Lei Federal 12.485/11.

O mesmo estudo revelou que, apesar de não ser contemplado até o momento pelo Fundo Setorial do Audiovisual, 73,8% das produtoras independentes desenvolvem e/ou produzem reality show no país.


A pesquisa foi realizada pelo ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, ligado à BRAVI e criado para atuar em programas de capacitação, pesquisas de mercado e acordos de cooperação com outros institutos no mundo. A partir deste mês, serão divulgados dados periódicos sobre as produtoras associadas. O chamado Marco Zero dessas coletas foi feito com 335 das 625 produtoras associadas, presentes em 18 estados brasileiros.

* Amostra: 335 produtoras independentes associadas à BRAVI.

Voltar

Compartilhe essa notícia: