É o começo do fim da TV analógica

Após testes no início do ano, o projeto do switch off brasileiro começa de fato nesta semana

Está previsto para iniciar nessa quarta-feira, 26, o desligamento do sinal de TV analógica em Brasília e nove cidades do entorno do Distrito Federal. Se tudo ocorrer como planejado, será a primeira região a passar pelo processo depois dos testes em Rio Claro (GO), em fevereiro deste ano.

A exigência do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) é de que pelo menos 90% dos domicílios na região já recebam sinal digital para que possa ser realizado o desligamento do analógico. Os dados mais atuais apontam que 89% dos moradores a região já fizeram a conversão.

A diferença entre o mínimo estabelecido pelo Gired e a situação real do município provoca discordâncias entre as empresas de radiodifusão e as telecoms. As emissoras de televisão tendem a ser mais reticentes em perder parte da audiência que ainda não fez a migração; enquanto as operadoras de telefonia estão ansiosas em usar a faixa de 700 MHz, atualmente com o sinal analógico, para ampliar o 4G.

Esse impasse teria provocado um debate no governo pelo adiamento de mais dez dias no prazo de desligamento. As telecoms defendem que o processo traria um passivo de desconfiança para o processo do switch off. Segundo comunicados oficiais do Gired e da Seja Digital – entidade responsável por operar a transição no âmbito da Anatel – o cronograma segue o mesmo.

Dessa forma, além de Brasília, as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás devem iniciar o desligamento nesta semana. Será a primeira (e única) região metropolitana a receber somente sinal digital em 2016. Segundo o calendário estipulado pelo Ministério das Comunicações, capitais e respectivas áreas metropolitanas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória) e de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza deverão desligar o sinal analógico no ano que vem, entre outros municípios do interior paulista e do Nordeste. Em 2018 será a vez das capitais das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. O prazo final para o switch off de todo o País é 2023.

Segundo pesquisa da Kantar Ibope Media, até o dia 20 de setembro, 23% dos domicílios dos 15 mercados pesquisados regulamente na medição de audiência não tinham televisor convertido ou com receptor digital. Outro relatório, o Levantamento Socioeconômico da GfK para seu painel de televisão, aponta que cerca de 35% dos televisores brasileiros eram de tubo em 2015 — o dado é ilustrativo, já que uma antena para recepção de sinal digital pode ser instalada nesses aparelhos. Além dos televisores mais modernos, já preparados para a recepção do sinal digital, aparelhos antigos podem receber uma antena conversora. Domicílios com pessoas inscritas em programas sociais como Bolsa Família podem adquirir adaptadores gratuitamente.


Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/ (25/10/2016)

Voltar

Compartilhe essa notícia: