AFP lança seu primeiro curso de verificação digital para jornalistas e estudantes.

Iniciativa foi elaborada pela premiada equipe de fact-checking da Agence France-Presse com apoio da Google News Initiative.

A AFP, agência de notícias líder mundial, lançou seu primeiro curso de verificação digital destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo. O objetivo da formação é proporcionar aos alunos ferramentas e técnicas para enfrentar a crescente onda de desinformação e alegações falsas que se espalham na internet, com impacto direto na sociedade.

Navegar de maneira segura e eficaz em ambientes infestados de conteúdos enganosos é mais do que nunca uma habilidade fundamental para aqueles que cobrem desde notícias do dia a dia, até grandes eventos, como eleições, conflitos e crises sanitárias.

Habilidades digitais essenciais para todos os jornalistas.

O conteúdo do curso foi concebido para todos os níveis de experiência, proporcionando uma formação sem custos para aumentar as competências digitais essenciais e poupar tempo na busca por informações confiáveis em meio a fontes divergentes e capciosas.

“A rápida evolução das redes sociais e aplicativos, e a velocidade da propagação de desinformação faz com que jornalistas precisem estar atualizados constantemente. Queremos partilhar a experiência da nossa equipe de investigação digital com todos os jornalistas, ajudando-os a trabalhar de forma mais eficiente e segura”, afirma Phil Chetwynd, Diretor Global de Notícias da AFP.

Cursos flexíveis e certificados

Ao registrarem-se, os interessados poderão acessar a plataforma br.digitalcourses.afp.com a partir de um computador ou laptop conectados. São 10 módulos em português, de aproximadamente 1h de duração cada um, para os jornalistas já atuantes e para os futuros jornalistas assistirem e concluírem no seu próprio ritmo. Os módulos incluem vídeos, exemplos práticos e exercícios, além de dicas dos especialistas da agência. Os cursos mais avançados cobrem técnicas para verificações mais profundas, e o passo a passo para antecipar e lidar melhor com o assédio digital.

Um certificado digital personalizado é emitido para cada módulo concluído.

Nos próximos meses, a plataforma será atualizada com novos exemplos, exercícios e webinars.

“No mundo online atual, jornalistas desempenham um papel-chave para nos ajudar a compreender assuntos importantes, separando os fatos da ficção. A nossa parceria com a AFP foi concebida para fornecer aos jornalistas as competências essenciais para combater a desinformação e enriquecer ainda mais suas reportagens", diz David Dieudonné, líder do Google News Lab na França, Itália e Espanha.

Sobre a AFP:

A AFP é uma agência de notícias global que fornece cobertura rápida, completa e confiável dos eventos que influenciam diretamente o planeta e nossas vidas. Desde 2017, a AFP construiu a maior rede de verificação digital do mundo, com mais de 130 jornalistas cobrindo 85 países. A AFP é signatária do código de princípios da International Fact-Checking Network, que inclui um compromisso de imparcialidade, transparência de fontes e uma política de correções aberta e honesta. Estes jornalistas especializados são uma referência na luta contra a desinformação e publicam em 24 idiomas; em português, no site checamos.afp.com.

 Baixar versão PDF

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: