ANCINE aprova alterações nas regras de prestação de contas.

A Diretoria Colegiada da ANCINE aprovou a revisão da Instrução Normativa n°159/2021, que trata dos procedimentos para a apresentação e análise de prestação de contas de projetos audiovisuais.

As alterações são resultado do novo modelo de governança compartilhada, a partir da realização de oitivas com agentes do mercado, na qual se destaca a realização do Webinário do Manual de Prestação de Contas, no qual a Superintendência de Prestação de Contas coletou contribuições apresentadas pelos participantes.

Simultaneamente, a ANCINE desenvolveu um debate com o Tribunal de Contas da União - TCU, para o reexame de apontamentos técnicos e a revisão de determinações do Tribunal acerca das normas de fomento da Agência. Neste processo, as instituições criaram um ambiente favorável para a reavaliação de determinações anteriores, avançando em diagnósticos e soluções técnicas mais eficientes ao controle dos recursos públicos e ao desenvolvimento das atividades audiovisuais.

As alterações realizadas na Instrução Normativa n°159/2021 estão alinhadas ao novo modelo de governança e aos avanços institucionais da ANCINE, destacando-se a i) permissão de apresentação de contrapartida não financeira da própria proponente ou de seus sócios; e ii) a retirada da vedação ao pagamento de diárias para profissional que esteja trabalhando no município sede da produtora.

Clique aqui e veja a Instrução Normativa nº167, que altera a IN n°159/2021.

Além das alterações, e no sentido da ampliação das discussões e debates para o permanente aperfeiçoamento normativo, com melhorias de eficiência e resultados, a Diretoria Colegiada da ANCINE decidiu pela colocação em Consulta Pública da Instrução Normativa n°159/2021, que trata da apresentação e análise de prestação de contas, e da Instrução Normativa n°158/2021, que trata da apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos. O objetivo é que o setor audiovisual e os demais interessados possam contribuir e apresentar soluções de aperfeiçoamentos e melhorias das normas, desburocratizando-as.

Juntamente ao procedimento de Consulta Pública, as normas serão avaliadas com a participação colaborativa da Câmara Técnica de Produção e da Câmara Técnica Setorial de Entidades Representativas, ampliando-se a participação setorial e as possibilidades de melhores resultados para a política pública.

Qualquer interessado cadastrado na Plataforma Participa + Brasil poderá apresentar suas contribuições nos processos de Consulta Pública das Instruções Normativas entre os dias 28 de abril e 12 de junho.

Clique nos links abaixo para mais informações e envio de contribuições no espaço da consulta na Plataforma Participa + Brasil:

Considerações para subsidiar decisão de revisão da Instrução Normativa 158/2021

Considerações para subsidiar decisão de revisão da Instrução Normativa 159/2021

Matéria publicada no site da ANCINE: ANCINE aprova alterações nas regras de prestação de contas — Agência Nacional do Cinema - ANCINE (www.gov.br)

Voltar

Compartilhe essa notícia: