BRICS: livro explora a relação entre o soft power e o cinema em relação aos cinemas nacionais e transnacionais_2021

Acaba de ser publicado o livro "Cinema and Soft Power: Configuring the National and Transnational in Geo-politics", resultado de uma pesquisa transnacional de mesmo título que envolveu pesquisadores dos BRICS.

O livro Cinema and Soft Power: Configuring the National and Transnational in Geo-politics, explora a relação entre o soft power e o cinema em relação aos cinemas nacionais e transnacionais. A coletânia, organizada por Stephanie Dennison e Rachel Dwyer, discute a relação entre cultura cinematográfica e soft power nos países do BRICS e no Reino Unido. A aparente mudança nas relações de poder entre o mundo desenvolvido e em desenvolvimento, juntamente com a ênfase crescente que as organizações nacionais e transnacionais colocam no papel do ‘soft power’ na política externa global, tem implicações profundas para a cultura cinematográfica global.

Concentrando-se principalmente nos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), esta coleção inovadora examina as formas diversas e muitas vezes conflitantes como o grupo como um todo se envolve com o cinema como meio de expressão artística e como um recurso de ‘soft power’.

Os colaboradores – que também participaram de um Seminário com o mesmo tema organizado pelo Instituto Iniciativa Cultural – exploram as implicações mais amplas para o cinema mundial das distintas posições e dinâmicas de seus membros no cenário da mídia global, através de uma análise comparativa.

Destaque para o artigo, "The Global Animation Market: Opportunities for Developing Countries", da pesquisadora e acadêmica brasileira Alessandra Meleiro, que aborda a imagem do Brasil no mundo e destaca como a indústria de animação brasileira tornou-se um setor de dimensão econômica relevante, com geração de propriedade intelectual e tendo funcionado muito apropriadamente como recurso de soft power.

Saiba mais e adquira a edição pelos links no portal CENA e Edinburgh University

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: