Entrevista com Guilherme Fiuza Zenha e Júlia Nogueira autores do livro “Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento”, Editora Autêntica, 2016.

ICAB – Como nasceu a ideia de escrever o Guia e quanto tempo levou?

GFZ/JN: Sempre tive uma pergunta na cabeça: Por que as informações relativas às lei de incentivo, Fundos e etc não poderiam estar no mesmo lugar? Outra questão é que, me colocando no lugar de produtores ainda iniciantes, em oficinas, na faculdade onde lecionei e nas palestras, sempre percebia um enorme dificuldade em assimilar esta grande quantidade de dispositivos de financiamento. Diferente dos produtores que puderam assimilar estes dispostos a medida que eram criados. Quem chega hoje ao mercado tem que assimilar tudo de uma só vez.
Além de perceber que esta seria um bom mercado, apesar ser um nicho muito específico, pois poucas publicações se dedicam a este tema e normalmente se dedicam a um dispositivo normalmente.

ICAB – Qual é o público-alvo do Guia?

GFZ/JN: O Guia é voltado para produtores de todos os níveis de experiência, pois ilustra como funcionam os dispositivos de financiamento.

ICAB – Na experiência de vocês, enquanto produtores e diretores, onde está o maior gargalo para a realização de um projeto audiovisual no Brasil hoje? (No entendimento das leis de incentivo, das Instruções Normativas, no acesso aos recursos, na elaboração do projeto, na prestação de contas…?)

GFZ/JN: Creio que as informações são extremamente pulverizadas em praticamente todos os itens que você aponta.

ICAB – Que conselhos vocês dariam a produtores que ainda não conseguiram ganhar nenhum edital para a realização de seus projetos?

GFZ/JN: Ousadia, dedicação, perseverança e senso crítico. É preciso acreditar em seu projeto, você tem que ama-lo antes de mais nada. Mas é preciso senso crítico, um projeto sempre pode melhorar, seja na qualidade dos textos, na apresentação e tudo que o compõe. Não ser selecionado sempre me levou a pensar: onde falhamos? O que pode ser melhor no projeto? Meu projeto realmente se enquadra neste edital ou estou “forçando a barra”?

ICAB – Como vocês vêm a oferta de Fundos e Linhas de financiamento hoje se comparado com 5 anos atrás?

GFZ/JN: Creio que hoje é muito mais abrangente e diversificada. Mais democrática e madura. Acredito que temos muito a evoluir, mas hoje o processo me parece bem amadurecido.