Livro "As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema"_2019

Em "As Paixões na Narrativa: A Construção do Roteiro de Cinema", o escritor, jornalista, roteirista e diretor Hermes Leal oferece uma nova teoria para o roteiro cinematográfico em continuidade a um pensamento originado em A.J. Greimas.

A partir da semiótica das paixões, o livro amplia o escopo da teoria da narrativa da atualidade, proposta, principalmente, por Robert McKee e Syd Field, unindo-a a conceitos psicanalíticos e filosóficos como “sujeito” e “ser”. Conforma, assim, uma abordagem da narrativa baseada na passionalidade da personagem, em vez de em suas ações - o que é propício à sua potencialização, ou seja, à realização de um filme que alcance os objetivos ficcionais e emocionais, capaz de sensibilizar o espectador.

Este título que a editora Perspectiva publica na sua coleção Estudos procura, assim, solucionar o problema da superficialidade dos roteiros cinematográficos calcados tão somente nas ações e peripécias.

Demonstrando sua aplicabilidade em películas como Central do Brasil, de Walter Salles, e Estômago, de Marcos Jorge, escrutinadas em detalhe, As Paixões na Narrativa nos provê um modelo teórico apto a ser utilizado na construção de qualquer obra fílmica para expressar a autêntica linguagem cinematográfica.

Mais informações:

https://loja.editoraperspectiva.com.br/cinema/paixoes-na-narrativa-as/

Voltar

Compartilhe essa notícia: