ONG Recode lança iniciativa gratuita para ensinar criação de jogos eletrônicos

Segundo pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto Data Favela em parceria com a Locomotiva Pesquisa e Estratégia e com a Cufa (Central Única das Favelas), 96% das crianças e adolescentes que atualmente vivem em comunidades do Brasil sonham com um futuro como gamers profissionais. De olho nessa tendência e no mercado de trabalho do futuro, a ONG Recode, que desenvolve projetos de tecnologia para transformar a vida de pessoas, criou a marca chamada Games4Good para abarcar iniciativas didáticas voltadas ao desenvolvimento de jogos eletrônicos. A iniciativa já será parte do Menos30 Fest, evento de educação empreendedora da Globo.

O objetivo da Games4Good é reunir projetos gratuitos para ensinar pessoas a desenvolverem games com propósito de transformar suas vidas e as comunidades em que estão inseridas. Os dois primeiros cursos, 100% gratuitos e online, desenvolvidos em parceria com o Facebook, já estão disponíveis – um com nível básico e outro intermediário.

Além disso, a ONG promove ainda em 2021 o Desafio Recode Games4Good, maratona de inovação que reúne estudantes e profissionais para desenvolverem jogos eletrônicos com propósito social e distribuirá R$ 50 mil em prêmios. As inscrições para o evento inédito na América do Sul vão até o dia 1º de dezembro para todas as pessoas que concluírem até 13 de dezembro ao menos um curso da trilha "Conectando seu Futuro", com 12 cursos gratuitos na área de tecnologia.

O desafio será baseado em uma plataforma online em que as pessoas receberão mentorias e terão acesso a conteúdo técnico. Os inscritos formarão equipes e deverão apresentar em dezembro os protótipos de seus jogos. "É significativo que os games sejam o futuro mais desejado pelos jovens brasileiros. Acreditamos nessa geração de tech changemakers, pessoas empoderadas que usam a tecnologia para transformar o próprio destino e o de suas comunidades, e a Games4Good é um grande convite para que eles aprendam e se desenvolvam nesse caminho", diz Rodrigo Baggio, fundador e presidente da Recode.

Pessoas interessadas em participar dos cursos podem se inscrever gratuitamente pelo site. As formações são 100% online e oferecem certificado para os concluintes, e a única exigência é que as pessoas devem ter pelo menos 15 anos.

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: