Seminário NA REAL_VIRTUAL ganha versão em websérie com campanha de Crowdfunding

 

Doadores da campanha recebem episódios da websérie com grandes documentaristas brasileiros                                                                                              

O seminário NA REAL_VIRTUAL, que contou com documentaristas renomados, como João Moreira Salles e Petra Costa, ganha versão em websérie através da campanha de Crowdfunding. A campanha acontece de 6 de julho a 12 de agosto através da Plataforma CATARSE: https://www.catarse.me/webserienarealvirtual. As cotas vão de 30 reais a 2500 reais ou mais. Todos os participantes receberão o direito de assistir a episódios, como também podem receber outras recompensas, todas detalhadas no site.

A realização da websérie é da Associação Imaginário Digital e correalização da Supimpa Produções. Bebeto Abrantes e Marcio Blanco, respectivamente curador e produtor do evento, irão assinar a direção.  Bebeto e Carlos Alberto Mattos, ambos curadores do projeto, também serão os roteiristas. A edição da série ficará a cargo de Wellington dos Anjos. Marcio Blanco continua respondendo pela produção.

A primeira parte do NA REAL_VIRTUAL reuniu, em julho do ano passado, 12 dentre os maiores documentaristas brasileiros para conversas de alto nível sobre seus trabalhos e sobre o ofício de levar o real para o cinema. Os encontros realizados contaram com plateias participativas, em intensa transmissão de conhecimentos e numa atmosfera de grande simpatia.

Cada realizador discorreu sobre suas maneiras de lidar com a matéria-prima do mundo, com a linguagem do cinema, com seus temas e personagens. Embora houvesse sempre um filme representativo em destaque, a conversa com os curadores e mediadores Bebeto Abrantes e Carlos Alberto Mattos invariavelmente abrangia também outros títulos das respectivas carreiras e considerações mais gerais sobre o cinema do real.

"A realização online do NA REAL_VIRTUAL trouxe um formato inovador de debate sobre o documentário brasileiro contemporâneo, gerando uma aproximação afetuosa do público com a obra e o pensamento de cada diretor. Queremos manter esse clima na Websérie e ampliar o alcance desse evento histórico", afirma o produtor Marcio Blanco, da Associação Imaginário Digital.

Para o curador Bebeto Abrantes, "nossa ideia com esta Websérie NA REAL_VIRTUAL é transformar as ricas conversas que tivemos com os diretores, em documentários que tenham uma estrutura narrativa e uma atmosfera fiel ao que foram todas as sessões do Seminário online de 2020: encontros marcados de afetuosidade, troca e produção de conteúdo. Ainda e sempre norteados pelo pensamento de que fazer e pensar documentários são dois lados de uma mesma moeda.”

Por sua vez, o crítico Carlos Alberto Mattos, também curador do evento, destaca a diversidade dos temas abordados: "Falamos do documentário de observação, da ressignificação de arquivos, da poética das coisas simples, de temas históricos, da expressão das periferias, etc. Várias faces do cinema e do Brasil passaram pelo crivo daqueles documentaristas, razão pela qual esse material merece chegar a um público maior".   

A Websérie NA REAL_VIRTUAL visa ser um indispensável material de pesquisa e deleite cinematográfico para estudantes, professores e pesquisadores do cinema documental, aprendizes e profissionais do documentário.

A campanha visa cobrir os custos de roteirização e edição dos 12 documentários, assim como os direitos dos filmes citados visualmente. As várias formas de participação preveem o acesso à série inteira ou a episódios específicos, assim como outras modalidades de retorno.

 

Serviço:  Websérie NA REAL_VIRTUAL (Campanha Crowdfunding)

De 6 de julho a 12 de agosto

Plataforma Catarse: https://www.catarse.me/webserienarealvirtual

 

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: