Turner pretende lançar serviços online por assinatura

O roteirista francês Alain Layrac, responsável por filmes como ‘Más Companhias’ (1999) e pela série ‘Une Famille Formidable’, exibida na TV da França de 1992 a 2015, realizou na manhã desta quarta (8), uma master class sobre roteiro de comédia na sede do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). A vinda do escritor ao país se deu no âmbito da 5ª Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual, que integra o Festival Varilux de Cinema Francês, que conta com apoio do ICAB e da ABPITV.

IMG_0478II


No evento, Layrac explicou as nuances do gênero na hora de elaborar um roteiro. “Os melhores temas da comédia vêm da tragédia. As pessoas (do mercado) têm preferência pelo drama em vez da comédia, mas é ela que permite que se fale dos problemas da sociedade com leveza”, disse aos roteiristas brasileiros. O francês falou ainda da importância da construção dos personagens e mostrou os tipos de finais diferentes para cada filme e seu impacto no espectador.

IMG_0438II


Em sua segunda visita ao país, Alain Layrac elogiou os roteiristas locais. “Eles são atentos e têm paixão por esse assunto. Têm muita imaginação, não são cartesianos como os franceses, têm uma certa loucura que é boa para criar. E eu sou a pessoa que vem para racionalizar tudo isso, dar uma lógica”, afirmou, lamentando ausência de comédias brasileiras nos cinemas da França. “É o mesmo problema que nós temos, são histórias muito locais, com códigos culturais. Por isso que digo que é preciso ter um bom personagem, pois ele pode passar por vários países.”

O Festival Varilux de Cinema Francês 2016 – que vai de 8 a 22 de junho em 50 cidades do Brasil – realizará ainda oficinas de roteiro no Rio e no Recife,  com inscrições já encerradas. A 5ª Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual tem patrocínio da RioFilme e apoio do ICAB e da ABPITV.

Voltar

Compartilhe essa notícia: