Workshop "Desenhando Audiências" aborda estratégias sólidas de distribuição desde o desenvolvimento do projeto

 

Estão abertas as inscrições para o WORKSHOP “DESENHANDO AUDIÊNCIAS – QUEM SÃO SEUS PÚBLICOS”, promovido pela Boulevard Filmes e curadoria de Talita Arruda, com patrocínio da Lei Aldir Blanc – PROAC EXPRESSO LAB 2021, e tendo como parceiros as associações ANDAI e BRAVI, o instituto ICAB, e os projetos Papo de Cinema e Paradiso Multiplica.

O evento, que será GRATUITO E ONLINE, acontecerá no mês de JULHO e promoverá um espaço de formação voltado a estudantes e profissionais do mercado audiovisual brasileiro. A oficina irá expor conceitos, métodos e abordagens, possibilitando pensar em estratégias sólidas de distribuição desde o desenvolvimento dos projetos.

Pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 16 de junho, no site boulevardfilmes.com.br/workshop.

 Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para pessoas residentes no Brasil. Destas, 15 são reservadas para produtoras, realizadoras e realizadores com projetos em desenvolvimento ou produção licenciados por Distribuidoras associadas à ANDAI - Associação Nacional de Distribuidoras Audiovisuais Independentes. Outras 2 vagas serão reservadas para integrantes da Rede Paradiso de Talentos, do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual que é parceria do workshop por meio do programa Paradiso Multiplica. Mais 2 vagas serão destinadas a produtores de empresas associadas a BRAVI - Brasil Audiovisual Independente. A seleção dará preferência a mulheres, pessoas negras, trans e indígenas. 

Os encontros acontecerão entre os dias 18 e 29 de julho, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h horas. Ao final do Workshop, será disponibilizado certificado de participação, para todas as pessoas selecionadas e que tiverem concluído 75% da oficina. Também será publicado, gratuitamente, um dossiê dos encontros, contendo os relatos e destaques de cada aula desta edição, referências de projetos formativos na área, e lista de outras fontes para seguir a pesquisa no campo da distribuição audiovisual.

A sócia, distribuidora e produtora da Boulevard Filmes, Letícia Friedrich, que organiza a oficina em parceria com a curadora Talita Arruda, destaca a importância de ações de formação e capacitação na área de distribuição: "Sabemos que a distribuição do cinema independente é um gargalo no audiovisual brasileiro. Para quebrar barreiras e competir com cinema comercial, precisamos pensar e discutir caminhos para que os nossos filmes alcancem os públicos desejados. Traçar estratégias de desenho de audiência é importante desde o princípio do projeto. Algumas ações, como painéis em eventos e laboratórios aqui no Brasil, vem jogando luz para essa reflexão, e o Workshop chega para somar nesse debate e contribuir como espaço de capacitação no nosso mercado. Gostaria de destacar também a importância crucial de políticas públicas no campo da formação, como é o patrocínio que estamos recebendo do PROAC - SP através da Lei Aldir Blanc "

Os encontros contam com a participação de renomadas e renomados profissionais da área, que abordarão questões ligadas ao processo de distribuição de audiovisual, o mercado cinematográfico atual, o papel dos festivais de cinema, além de abordar também o trabalho dos programadores, as novas formas de consumo, e a presença das plataformas de streaming. Mais detalhes sobre a programação, abaixo.

 

WORKSHOP “DESENHANDO AUDIÊNCIAS – QUEM SÃO SEUS PÚBLICOS” é um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc – PROAC EXPRESSO LAB 2021, com realização da Boulevard Filmes e curadoria de Talita Arruda, e são parceiros desta edição: ANDAI, BRAVI, ICAB, Papo de Cinema e Paradiso Multiplica. 

SERVIÇO

WORKSHOP “DESENHANDO AUDIÊNCIAS – QUEM SÃO SEUS PÚBLICOS”

Inscrições: até 16 de Junho - acesse boulevardfilmes.com.br/workshop

Quando: 18 a 29 de Julho - encontros às segundas, quartas e sexta, das 19h às 21h

Onde: Online e gratuito pelo app do Zoom

Parcerias: ANDAI, BRAVI, ICAB, Papo de Cinema e Paradiso Multiplica. 

Realização: Boulevard Filmes

 

 

PROGRAMAÇÃO

18/07 - Segunda-feira

AULA INAUGURAL: Desenho de Audiência - Quando começa a distribuição?

Participação: Marina Tarabay  (SP)

Mediação: Talita Arruda (BA)

 

20/07 – Quarta-feira

DIA 1 Distribuição em diálogo com a Produção Audiovisual

Participação: Felipe Lopes (RJ - Vitrine Filmes) e Paula Gomes (PR - Olhar de Cinema)

Mediação: Letícia Friedrich (SP - Boulevard Filmes)

 

22/07 – Sexta

DIA 2 Presença em Laboratórios e Ambientes de Mercado

Participação: Rossana Giesteira (RJ - Doc Society) e Rafael Sampaio (SP - BrLab) Mediação: Vania Lima (BA - BRAVI)

 

25/07 – Segunda

DIA 3 Estratégias e práticas dos Festivais de Cinema

Participação: Lila Foster (DF) e Daniela Marinho (DF) 

Mediação: Thiago Macêdo Correia (MG - Filmes de Plástico)

 

27/07 – Quarta

DIA 4 Programar Filmes nas Salas de Cinemas

Participação: Adhemar Oliveira (SP - Espaço Itaú) e Kênia Freitas (CE - Dragão) /Mediação: Papo de Cinema (RS)

 

29/07 - Sexta-feira

DIA 5 Licenciamentos e Janelas de Mercado

Participação Igor Kupstas (SP- O2 Play)

Mediação: Simone Oliveira (RJ - Globo Filmes)

 

 

Voltar

Compartilhe essa notícia: